Perguntas Frequentes
Quais documentos são necessários para a internação dos pacientes?
Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;
– Cartão S.U.S. (se possuir);
– O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;
– Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto. Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;
– Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.
As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.
Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.
Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Caso haja dúvida da continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se faz uso contínuo e/ou se é alérgico a algum tipo de medicamento.
No ato da internação do paciente o acompanhante receberá dois cartões contendo as informações sobre o horário das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário não será permitida a presença de visitantes nos quartos.
Horário de visitas:
PRONTO SOCORRO Observação: permitido acompanhante para os menores de 18 anos e maiores de 60 anos.
UTI ADULTO E SEMI-INTENSIVA Entre 09h30 às 10h00, 15h00 às 15h30m e 20h30m às 21h00.
UTI PEDIÁTRICA Entre 10h30 às 11h00, 20h00 às 20h30 aos pais. Avós, tios e irmãos acima de 12 anos, somente aos finais de semana.
ENFERMARIAS (Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Pediatria) Entre 10h00 às 20h00 sendo um visitante por dia.
É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.
Informações médicas sobre pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.
Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital.
IMPORTANTE: O HORÁRIO DE VISITA PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA UNIDADE.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
É proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional medico, para medico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável .
E proibido filmar e/ou fotografar as dependencias do hospital.
Se tiver duvidas , entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.).
O Hospital, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sábado das 7 às 19 horas. Aos domingos, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.
Formas de Contato:
– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores do hospital.
– Pessoalmente, na sala do S.A.U. (ao lado da recepção principal de internação);
– Email: sau@hrs.spdm.org.br;
– Telefone: (15) 3500-9930
É importante que você saiba:
Consentimento informado: O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento do paciente ou seu responsável para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência:
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Não havendo sucesso nesse contato, e havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional.
Transferência para outro hospital:
Este procedimento acontecerá sempre que o Hospital não atender à especialidade indicada, não dispuser de tratamento proposto pelos nossos profissionais ou não tiver leito disponível. O Hospital responsabiliza-se em entrar em contato com o hospital de destino para verificar a possibilidade de receber o paciente. O Hospital informará a transferência aos familiares, entregando ao responsável pelo paciente a via original do resumo de alta, com especificação de transferência e exames.
Política de silêncio:
Para que haja pronta recuperação e pensando no bem-estar do paciente solicitamos a você, a seu acompanhante e às suas visitas que respeitem as orientações de silêncio dentro dos quartos e nos corredores das unidades e também o número de visitas. Pedimos gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes.
Conservação do Patrimônio Público:
O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” é um parceria público-privada PPP, assim sendo também um patrimônio público cabe a todos zelar por ele, preservando-o e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.