Patologias Clínicas

Diagnóstico Brasil é o responsável pela realização de exames de pacientes do Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”.

– Congelação durante o ato cirúrgico

– Anátomo-patológico

– Imuno-histoquímico

– Histopatológico

ANGIOPLASTIA

O que é? A angioplastia é um procedimento normalmente utilizado quando é necessário desobstruir uma ou mais artérias do coração que estejam muito estreitas ou com algum tipo de bloqueio causado por acumulo de gorduras na região.

Como é feito? O paciente recebe um anestésico local. Após a sedação é utilizado cateteres que levam balões ou stents até o vaso lesionado.

Quais os documentos necessários para o agendamento na unidade? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão nacional do SUS e RG.

BRONCOSCOPIA

O que é? A broncoscopia é um exame que fornece imagens do aparelho respiratório, desde a laringe até os brônquios.

Como é feito? O paciente recebe um anestésico local na base da língua e orofaringe. Após a sedação o aparelho é introduzido por uma das narinas até atingir o pulmão.

Quais os documentos necessários para o agendamento na unidade? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão nacional do SUS e RG.

CATETERISMO

O que é? O cateterismo é um exame consiste na introdução de um catéter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.

Como é feito? O paciente recebe um anestésico local, deitado sob um aparelho de raio-X.

Quais os documentos necessários para o agendamento na unidade? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão nacional do SUS e RG.

COLONOSCOPIA

O que é? A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior do intestino grosso e a parte final do intestino fino. Para isso, utiliza-se um tubo flexível com cerca de um metro de comprimento e um centímetro de diâmetro. Durante o exame, podem ser removidos pólipos ou outras lesões que eventualmente sejam encontrados.

Como é feito? O paciente deita-se em uma maca sobre seu lado esquerdo. Recebe sedativos e analgésicos, o exame é iniciado com a introdução do aparelho pelo ânus. Quais os documentos necessários para o agendamento na unidade? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão nacional do SUS e RG.

ENDOSCOPIA

O que é ? A endoscopia digestiva alta, também chamada de gastroenteroscopia, EDA , é um método diagnóstico que permite examinar o esôfago, o estômago e o duodeno.

Como é feito o exame? Para fazer isso, o médico utiliza um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, com lente e luz própria, para visualizar a mucosa por meio de um monitor de vídeo.

Como posso agendar o exame? O agendamento de exame solicitado pelo médico da unidade pode ser realizado na unidade de marcação de consultas localizada no primeiro andar.

Exame solicitado em outros serviços públicos deve ser agendado na UBS onde o usuário está cadastrado.

Quais os documentos necessários para o agendamento na unidade? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão de matrícula da unidade, cartão nacional do SUS e RG.