[dt_sc_one_half first]

São exames complementares solicitados para avaliar os pacientes assintomáticos com fatores de risco para doenças cardiovasculares. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica. Por isso, a unidade disponibiliza os exames abaixo: [dt_sc_icon_box type=”type10″ fontawesome_icon=’info-circle’ title=’Ecocardiograma’ link=”]

O que é?

É um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar as anomalias morfológicas e funcionais de suas estruturas – câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e aorta), permitindo também medir o fluxo de sangue nas válvulas e nos grandes vasos do coração. Trata-se de um ultrassom do coração, permitindo, assim, a geração de imagens.

Como é feito o exame?

No ecocardiograma, o médico manipula o transdutor na parede torácica do paciente, procurando direcionar os feixes de ultrassom para a região do coração que deseja estudar.

[/dt_sc_icon_box] [dt_sc_icon_box type=”type10″ fontawesome_icon=’info-circle’ title=’Eletrocardiograma’ link=”]

O que é? O eletrocardiograma, ou ECG, é um exame feito para avaliar a atividade elétrica do coração, observando, assim, o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas.

Como é feito o exame? O paciente fica deitado numa maca, e, se for necessário, é feita a limpeza dos punhos, tornozelos e do peito, com algodão e álcool, pois, nestas regiões, são fixados os cabos e pequenos contatos metálicos, que ficam ligados ao aparelho do eletrocardiograma.

[/dt_sc_icon_box] [dt_sc_icon_box type=”type10″ fontawesome_icon=’info-circle’ title=’Teste Ergométrico’ link=”]

O que é?

É um exame que consiste em submeter o paciente a uma determinada modalidade de esforço físico, graduado e monitorado por meio de um eletrocardiograma, além das medidas de pressão arterial.

Como é feito?

O esforço pode ser realizado, geralmente, por meio de esteira ou bicicleta.

[/dt_sc_icon_box] [/dt_sc_one_half][dt_sc_one_half ]

Termo de Consentimento:
O termo de consentimento que lhe é entregue antes de ser realizado o exame, deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido para o exame ser realizado.

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” é um parceria público-privada PPP, assim sendo também é patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

É proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO.

[/dt_sc_one_half]