Hospital

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” é uma unidade de saúde diretamente subordinada à Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Seu atendimento é 100% destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde e totalmente gratuito.

Desde sua criação, o Hospital tem por finalidade a ampliação da rede hospitalar estadual, garantindo o acesso e os cuidados em saúde, dentro da média e alta complexidade em cardiologia e cirurgia cardiovascular, traumatologia, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral e especialidades relacionadas para casos de urgência e emergência, servindo de referência aos 48 (quarenta e oito) municípios da Rede Regional de Atenção à Saúde – RRAS-08, Sorocaba.  É um Hospital 100% referenciado, ou seja, atende pacientes encaminhados e regulados pela Central de Regulação e Organização de Serviços de Saúde (CROSS) do Estado de São Paulo, dentro do perfil assistencial e das metas quantitativas e qualitativas de atendimento previstas no plano de trabalho do contrato de gestão.

A Secretaria da Saúde, por meio de suas unidades responsáveis, promoverá a adoção e implementação das providências necessárias à implantação e acompanhamento dos serviços prestados pelo Hospital Regional de Sorocaba.

Construído e equipado através de Contrato de Concessão Administrativa (parceria público-privada) entre o Estado de São Paulo e parceiro privado, tem a Operação do Complexo Médico Assistencial gerenciada pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, através de Contrato de Gestão, no modelo de Parcerias do Estado com Organizações Sociais de Saúde.

Resumo das Instalações - Implantação Gradual
Histórico da Unidade
Nome da Unidade
Cuidados Paleativos
Unidade de Cirurgia Ambulatorial

Importante:

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, é uma parceria público-privada PPP, assim sendo também é um patrimônio público e cumpre a todos zelar, preservar e defender.

O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

– Atendimento gratuito 100% SUS.

Humanização

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” segue a Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS implantada pelo Ministério da Saúde em 2003, na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza – SUS do Ministério da Saúde, o Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, desenvolve os seguintes projetos:

Acolhimento com Classificação de Risco

Visita aberta e direito a acompanhante

Prontuário transdisciplinar e Projeto Terapêutico

Ambiência

Projetos de Humanização
Serviço Social

O Serviço Social poderá atendê-lo e à sua família durante sua internação e/ou tratamento ambulatorial, apoiando-o e orientando-o nos assuntos relacionados a:

– Deveres e direitos legais dos pacientes;

– Termo de Curatela para aqueles pacientes que estejam temporária ou definitivamente incapacitados para o exercício da vida social;

– Previdência Social, nos casos de Acidente de Trabalho;

– Auxílio Doença e Aposentadorias;

-Isenção de tarifa de transporte urbano municipal para garantir a locomoção para o tratamento, entre outros.