[dt_sc_one_half first]

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” é uma unidade de saúde diretamente subordinada à Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Seu atendimento é 100% destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde e totalmente gratuito.

Desde sua criação, o Hospital tem por finalidade a ampliação da rede hospitalar estadual, garantindo o acesso e os cuidados em saúde, dentro da média e alta complexidade em cardiologia e cirurgia cardiovascular, traumatologia, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral e especialidades relacionadas para casos de urgência e emergência, servindo de referência aos 48 (quarenta e oito) municípios da Rede Regional de Atenção à Saúde – RRAS-08, Sorocaba.  É um Hospital 100% referenciado, ou seja, atende pacientes encaminhados e regulados pela Central de Regulação e Organização de Serviços de Saúde (CROSS) do Estado de São Paulo, dentro do perfil assistencial e das metas quantitativas e qualitativas de atendimento previstas no plano de trabalho do contrato de gestão.

A Secretaria da Saúde, por meio de suas unidades responsáveis, promoverá a adoção e implementação das providências necessárias à implantação e acompanhamento dos serviços prestados pelo Hospital Regional de Sorocaba.

Construído e equipado através de Contrato de Concessão Administrativa (parceria público-privada) entre o Estado de São Paulo e parceiro privado, tem a Operação do Complexo Médico Assistencial gerenciada pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, através de Contrato de Gestão, no modelo de Parcerias do Estado com Organizações Sociais de Saúde. [dt_sc_toggle title=”Resumo das Instalações – Implantação Gradual”]

[/dt_sc_toggle] [dt_sc_toggle title=”Histórico da Unidade”]
  • Em 02 de setembro de 2014 – é formalizado o Contrato de Concessão Administrativa PPP 01/2014, cujo objeto foi a Concessão Administrativa dos Serviços “Bata Cinza” no Complexo Hospitalar, precedidos da realização das obras e investimentos para a        construção, aquisição e instalação de equipamentos e mobiliário, nos termos das disposições deste Contrato.
  • Em 16 de agosto de 2017, o senhor Secretário de Saúde realizou a publicação do Edital de Chamamento Público, havendo sido selecionada a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, qualificada como Organização Social de Saúde (OSS), para o gerenciamento do Hospital Regional de Sorocaba (Operação do Complexo- Bata Branca).
  • Em virtude do atraso na entrega do prédio e da liberação do habite-se, em 19 de março de 2018 foi assinado Termo de Retirratificação ao Contrato de Gestão para ajuste no período de implantação, início de atividades assistenciais com readequação no repasse de recursos financeiros de Custeio para o período de abril a dezembro/2018. (Nº 52 – DOE – 21/03/18 – seção 1 – p.39).
  • Em 02 de abril de 2018 iniciaram-se as atividades assistenciais, com abertura do Ambulatório Médico de Especialidades e o Centro de Reabi-litação;
  • Em 11 de abril de 2018, o Decreto do Governador de Estado nº 63.354, dá denominação de “Dr. Adib Domingos Jatene” ao Hospital Regional de Sorocaba, localizado no Município de Sorocaba, e dá providências correlatas;
  • Em 02 de maio de 2018, iniciam-se as atividades assistenciais na Unidade de Cirurgia Ambulatorial – Hospital-Dia;
  • Em 04 de junho de 2018, iniciam-se as atividades assistenciais de Urgência e Emergência, Centro Cirúrgico, Unidade de Internação Clínica e Cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva, todas para pacientes maiores de 12 anos de idade, dentro de cronograma gradual de implantação e ativação previstos no contrato de gestão;

[/dt_sc_toggle] [dt_sc_toggle title=”Nome da Unidade”]

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, destaca-se pelo atendimento e leva o que há de mais avançado em conhecimento médico até a comunidade, buscando uma saúde pública digna, com qualidade e compromisso social, sendo referência para a população de Sorocaba em aproximadamente 659.871 habitantes. O HRS atenderá a região da DRSXVI Sorocaba (48 municípios) e 15 municípios das Regiões de Saúde de Mananciais e Rota dos Bandeirantes, totalizando uma população de 5.412.200 habitantes (IBGE – 2016), através da Central de Regulação de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo.

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, conta com leitos clínicos adulto e infantil, cirúrgicos, pediátricos, centro cirúrgico, serviço de hemodiálise, centro de diagnóstico, pronto atendimento e ambulatório de especialidades, além de uma unidade de cirurgia ambulatorial, onde são realizadas cirurgias eletivas, com internação e alta no mesmo dia do procedimento.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento a nossos pacientes, prestando serviços com humanização.

[/dt_sc_toggle] [dt_sc_toggle title=”Cuidados Paleativos”]

Cuidados paliativos, segundo a OMS (2002), definem-se por uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável e com prognóstico limitado, e suas famílias, através da prevenção e alívio do sofrimento, com atenção à identificação precoce, avaliação adequada e tratamento rigoroso de problemas físicos (principalmente dor) e não físicos (psicológicos, sociais e espirituais).

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” conta com uma equipe multiprofissional com habilidades específicas para ajudar o paciente adaptar-se às mudanças de vida impostas pela doença, e promover a reflexão necessária para o enfrentamento desta condição de ameaça à vida para pacientes e familiares.

[/dt_sc_toggle] [dt_sc_toggle title=”Unidade de Cirurgia Ambulatorial”]

Conceito: A cirurgia ambulatorial é a intervenção cirúrgica programada (agendada) realizada sob qualquer forma de anestesia (local, loco-regional ou geral) que pode ser realizada em instalações próprias, com segurança e de acordo com as melhores práticas médicas, em regime de admissão e alta médica do paciente no mesmo dia.

A criteriosa seleção dos pacientes e das patologias (doenças) a serem submetidas a este tipo de procedimento é que garantem seu sucesso.

O desenvolvimento das técnicas anestésicas e cirúrgicas, a incorporação de recursos para a prevenção da dor, da náusea e do vômito, a melhoria da qualidade dos equipamentos contribuem para o desenvolvimento da cirurgia ambulatorial.

A Unidade de Cirurgia Ambulatorial do Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, tem quatro salas cirúrgicas.

VANTAGENS PARA O PACIENTE

Alteração mínima na rotina do paciente e da família;

Individualização do cuidado;

Redução dos riscos de infecção na unidade;

Redução da incapacidade física com retorno mais rápido ao trabalho;

Diminuição da espera em listas de cirurgias hospitalares.

[/dt_sc_toggle]

Importante:

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, é uma parceria público-privada PPP, assim sendo também é um patrimônio público e cumpre a todos zelar, preservar e defender.

O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

– Atendimento gratuito 100% SUS.

[/dt_sc_one_half][dt_sc_one_half ][dt_sc_titled_box type=”titled-box” title=”Humanização” icon=”fa-cogs” bgcolor=”” variation=”” textcolor=””]

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” segue a Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS implantada pelo Ministério da Saúde em 2003, na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza – SUS do Ministério da Saúde, o Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, desenvolve os seguintes projetos:

[dt_sc_toggle title=”Acolhimento com Classificação de Risco”] Acolhimento com classificação de risco:

Implantada no Pronto atendimento, através de um planejamento cuidadoso onde foi considerado o estudo de demanda, além da sensibilização dos colaboradores com reuniões de exposição e discussão da cartilha da PNH, elaboração de protocolos e fluxos, e treinamento oferecido aos profissionais da instituição das diferentes especialidades.

Para a classificação do risco foi adotado o sistema de cores, com a seguinte classificação:

Destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Após a estabilização, os pacientes são encaminhados para outras áreas para a sua recuperação.

 

Destinada a pacientes críticos e semi-críticos já com terapêutica de estabilização iniciada.

 

 

Destinada a pacientes não críticos, em observação ou internados aguardando vagas nas unidades de internação ou remoções para outros hospitais de retaguarda.

 

 

 

Destinada a pacientes com atendimento de consultas de baixa e média complexidade.

 

 

 

[/dt_sc_toggle]

[dt_sc_toggle title=”Visita aberta e direito a acompanhante”]

Direito a Acompanhante:

Desde o início das atividades do Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, todos são incentivados a permanecer com acompanhante solidário.

Visita Aberta:

As Clínicas Cirúrgicas I, II e III, Clínica Médica, Clínica Pediátrica, são contempladas com a visita ampliada das 08 às 20 horas. Sendo uma pessoa por vez durante o período e com controle por etiquetas de identificação. [/dt_sc_toggle]

[dt_sc_toggle title=”Prontuário transdisciplinar e Projeto Terapêutico”]

O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).

Desde sua inauguração o 31/03/2018 tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.

[/dt_sc_toggle]

[dt_sc_toggle title=”Ambiência”] Uma das diretrizes do Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos seus pacientes e acompanhantes e colaboradores. [/dt_sc_toggle]

[dt_sc_toggle title=”Projetos de Humanização”] Além disso, o Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, possui o Programa de Humanização com os seguintes projetos:

Espaço Ecumênico:
Dispõe de espaço ecumênico no 2º andar para utilização dos pacientes, acompanhantes e colaboradores.

[/dt_sc_toggle] [/dt_sc_titled_box][dt_sc_titled_box type=”titled-box” title=”Serviço Social” icon=”fa-cogs” bgcolor=”” variation=”” textcolor=””]

O Serviço Social poderá atendê-lo e à sua família durante sua internação e/ou tratamento ambulatorial, apoiando-o e orientando-o nos assuntos relacionados a:

– Deveres e direitos legais dos pacientes;

– Termo de Curatela para aqueles pacientes que estejam temporária ou definitivamente incapacitados para o exercício da vida social;

– Previdência Social, nos casos de Acidente de Trabalho;

– Auxílio Doença e Aposentadorias;

-Isenção de tarifa de transporte urbano municipal para garantir a locomoção para o tratamento, entre outros.

[/dt_sc_titled_box][/dt_sc_one_half]