Ambulatório

O Ambulatório da unidade está inserido no sistema local de saúde e referência para a região de Sorocaba, atenderá a região da DRSXVI Sorocaba (48 municípios) e 15 municípios das Regiões de Saúde de Mananciais e Rota dos Bandeirantes, através da Central de Regulação de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo.

O ambulatório é uma unidade destinada ao atendimento de pacientes para diagnóstico e tratamento por meio da execução das ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, dirigidas ao indivíduo, quando constatada a não necessidade de internação.

A unidade atende diversas especialidades médicas que se dividem em consultórios localizados no térreo.

Importante:

Evite faltar às consultas agendadas. É muito importante o comparecimento em todas as consultas, exames e demais procedimentos previamente agendados na unidade.

A falta do paciente poderá gerar a descontinuidade do tratamento e a não utilização dos recursos para outro usuário do SUS.

A unidade não realiza o agendamento direto ao paciente. O agendamento é realizado pelas Secretarias Estaduais de Saúde através do Sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta dos Serviços de Saúde).

Para realizar a consulta, o paciente ou acompanhante deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:

  • Documento de identidade – Registro Geral (R.G.), CPF ou certidão de nascimento;
  • Cartão S.U.S. (se possuir);
  • Comprovante de endereço com CEP;
  • Encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (para a primeira consulta).

Não, o paciente menor de idade deve estar acompanhado por um responsável maior.

O Ambulatório de Especialidades funciona de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas.

O retorno poderá ser marcado pessoalmente no final da consulta.

Os exames solicitados na consulta ambulatorial serão agendados no final da consulta.

Os exames que não realizados na unidade são agendados pela equipe de atendimento do ambulatório.

O paciente deixa uma cópia da solicitação do exame na unidade, o setor responsável entra em contato com a central de regulação e o paciente aguarda em casa.

Assim que o exame estiver agendado, equipe de atendimento do ambulatório liga para o paciente informando a data do exame agendado e o preparo necessário.

No dia da consulta, o paciente deve chegar no máximo com 30 minutos de antecedência ao horário agendado. Procure chegar próximo ao horário do seu atendimento para evitar aglomeração de pessoas e o desconforto da espera prolongada.